Sem Noção
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FENÔMENOS NATURAIS

2 participantes

Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Tenebrae Sáb 24 Mar 2012, 11:37

CICLONE:

Definição: Ciclone é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário.
Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, pois o ar quente se eleva, formando assim as nuvens.
Os ciclones formam-se, geralmente, em regiões de clima tropical e equatorial, em áreas do oceano com águas quentes.
Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de furacão. Quando o ciclone é formado sobre as águas do Oceano Pacífico, então é chamado de tufão.



CHUVA:

Introdução: Embora muitas pessoas não gostem das chuvas, elas são fundamentais para o nosso planeta, pois contribuem para o desenvolvimento das diversas formas de vida (animal e vegetal).
A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma:
1º – A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
2º – Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
3º – Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado)
4º – Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
5º – Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.
Índice Pluviométrico: Para poder acompanhar a quantidade de chuvas numa determinada região, os pesquisadores climáticos criaram o índice pluviométrico (medido em milímetros). Este é calculado da seguinte forma: as estações meteorológicas marcam um espaço no terreno de uma determinada região. Medem e acompanham a quantidade de chuva que cai ali durante o ano. Este índice é uma boa referência para se conhecer o clima de uma região.
Temporais: Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais. Estas se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia. Já o trovão, é o som provocado por este choque.
Previsão de Chuvas: As estações meteorológicas conseguem prever as chuvas, pois observam as imagens de satélites que mostram a posição e o deslocamento das massas de ar. Com dados de outros fatores (umidade, ventos, temperaturas) conseguem prever, com elevado índice de precisão, o horário e quantidade de chuvas.
Chuva Ácida: Típica dos grandes centros urbanos, onde a poluição do ar é comum, é um tipo de chuva que possui grande quantidade de poluentes.Causa danos à agricultura, às árvores e até mesmo aos monumentos históricos e arquitetônicos.





FURACÃO:

Introdução: A palavra “furacão” tem origem entre os maias (povo que habitava a América Central antes da chegada dos conquistadores espanhóis, no final do século XV). De acordo com a mitologia maia, Huracan era o deus responsável pelas tempestades. Os espanhóis absorveram a palavra, transformando-a no que ela é hoje.
Conhecendo os furacões: Os furacões são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h. Eles percorrem determinados caminhos, carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Existem estações meteorológicas que monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre.
Veja abaixo uma relação das áreas de maior incidência:
- Oceano Pacífico Norte Ocidental
- Oceano Pacífico Norte Oriental
- Oceano Pacífico Ocidental Sul
- Oceano Índico Norte
- Oceano Índico sudeste
- Oceano Índico sudoeste
- Bacia Atlântico norte (região do Golfo do México).



MAREMOTO:

Definição: O maremoto é uma espécie de terremoto que ocorre na superfície da terra coberta pelas águas de mares e oceanos.
O maremoto pode ser provocado por um deslocamento de placas tectônicas ou outro tipo de abalo sísmico. A energia liberada neste abalo sísmico forma ondas gigantes (até 30 metros) e até tsunamis.
Os maremotos são extremamente perigosos para embarcações em função da alta agitação que ocorre nas águas dos mares ou oceanos afetados. Também podem provocar destruição em cidades litorâneas situadas próximas ao epicentro do abalo sísmico.



TERREMOTO:

Definição: Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre.
Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas, a erupção de vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta Terra (situação mais rara). Num terremoto ocorrem aberturas de falhas na superfície terrestre e deslizamentos de terras. Quando ocorrem no mar, podem provocar tsunamis (ondas marítimas gigantes).
Um terremoto libera uma quantidade muito grande de energia, podendo provocar estragos e muita destruição quando atingem regiões habitadas.
De acordo com sua intensidade (magnitude sísmica) podem ser classificados através da Escala Richter (de 0 a 9). Quanto mais alto o grau, mais forte é o terremoto. Terremotos que atingem grau 7 ou mais, com epicentro próximo à superfície terrestre, podem provocar danos catastróficos.
O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território e não estamos sob placas tectônicas. Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.
A área do conhecimento que identifica e analisa os terremotos é chamada de sismologia



SISMOLOGIA (Curiosidade):

Definição: A Sismologia é um ramo da Geologia que estuda os terremotos e a propagação das ondas sísmicas pela crosta terrestre.
A Sismologia também estuda outros fenômenos como, por exemplo, vibrações provocadas por erupções de vulcões, tsunamis (ondas gigantes provocadas por terremotos abaixo dos oceanos) e maremotos.
Os sismólogos (profissionais de sismologia) utilizam o sismógrafo, aparelho muito útil para registrar e analisar os abalos sísmicos que ocorrem no interior da Terra.

TSUNAMI:

Definição: As tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos. Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos.
Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.
Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes.



VENTO:

Definição: O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).



VULCÃO:

Definição: Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.
Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México).

Tenebrae
Tenebrae
Administrador

Número de Mensagens : 5167
Idade : 32
Localização : Olhe para trás! *O*
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Kel' Sáb 24 Mar 2012, 14:20

Já vi um vulcão de água na Guatemala ;b
Nome estranho né
Kel'
Kel'

Número de Mensagens : 208
Idade : 23
Localização : Londres - Inglaterra
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Tenebrae Sáb 24 Mar 2012, 17:02

bah nome diferente mesmo xD
e como foi? *-*
Tenebrae
Tenebrae
Administrador

Número de Mensagens : 5167
Idade : 32
Localização : Olhe para trás! *O*
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Kel' Sáb 24 Mar 2012, 18:02

Na verdade os cientistas disseram que há muitos anos atrás esse vulcão entrou em erupção e alagou o país todo D:
Aí os cientistas disseram que ele não vai mais entrar em erupção Very Happy

E o casamento da minha tia que foi lá dava pra ver o vulcão!
É beem grande !! ;b
Kel'
Kel'

Número de Mensagens : 208
Idade : 23
Localização : Londres - Inglaterra
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Convidado Seg 26 Mar 2012, 21:04

Eu jah vi um vulcão lá no Equador o Chimborazo u.u
Eu nem lembro mas eu era pequena e não lembro mto e meu pai dizia que quando saia fumaça do vulcão era pq ele ia entrar em erupção u.u
E tipo, eu ficava com medo pq agente tinha que fazer maiooo trilhão pra chegar laah e imagina (minha mae n gosta de andar durante mto tempo então, ficou olhando agente lahhh de baixo) um família feliz de boa quando de repente sai unns foguinhos que nem faisca e de repente sai um montão de "pedras vulcanicas" FUUUU--
Ai agente sai correndo e chegai lah embaixo tudo queimado e ngm ajuda agente, geral correndo u.u

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Kel' Seg 26 Mar 2012, 21:07

T.T
Eu não iria não h3h3
Kel'
Kel'

Número de Mensagens : 208
Idade : 23
Localização : Londres - Inglaterra
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Tenebrae Ter 27 Mar 2012, 13:46

bóh que tenso mas eu iria ver h3h3
Tenebrae
Tenebrae
Administrador

Número de Mensagens : 5167
Idade : 32
Localização : Olhe para trás! *O*
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 15/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Kel' Qui 29 Mar 2012, 14:38

Vish,eu num ia não h3h3
Kel'
Kel'

Número de Mensagens : 208
Idade : 23
Localização : Londres - Inglaterra
Avisos :
FENÔMENOS NATURAIS Left_bar_bleue0 / 1000 / 100FENÔMENOS NATURAIS Right_bar_bleue

Data de inscrição : 26/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Convidado Qui 29 Mar 2012, 21:07

h3h3

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FENÔMENOS NATURAIS Empty Re: FENÔMENOS NATURAIS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos