TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Sab 10 Dez 2011, 14:43

Aqui, temos 20 locais assombrados, quase todos nos Estados Unidos (EUA)
Let's go!
FIRST:
20 - Castelo de Edimburgo (Edimburgo, Escócia)

O castelo de Edimburgo possui a reputação de ser um dos locais mais assombrados da Escócia. E a própria Edimburgo é chamada de a cidade mais assombrada de toda a Europa. Em várias ocasiões, visitantes do castelo relataram um tocador de gaita de foles fantasma, um tocador de tambor sem cabeça, os espíritos dos prisioneiros franceses da Guerra dos Sete Anos, prisioneiros de colônias da Guerra da Revolução Americana - até mesmo o fantasma de um cachorro vagando nos arredores do cemitério de cães.
19 - A Casa Branca (Washington, DC)

Exatamente, a Casa Branca, o lar dos Presidentes dos Estados Unidos.
O lar dos presidentes dos Estados Unidos. É dito que se ouve o presidente Harrison procurando com afinco por sabe-se-lá o que no sótão da Casa Branca. O presidente Andrew Jackson acredita-se que assombre o seu quarto na Casa Branca. E o fantasma da primeira-dama Abigail Adams foi visto flutuando por um dos corredores da Casa Branca, como se estivesse carregando alguma coisa. Os avistamentos mais freqüentes de fantasmas presidenciais tem sido o de Abraham Lincoln. Eleanor Roosevelt uma vez declarou que acreditava sentir a presença de Lincoln a observando, enquanto trabalhava no quarto de Lincoln. Também durante a administração de Roosevelt, um jovem secretário alegou ter realmente visto o fantasma de Lincoln sentando-se na cama e tirando as botas.
18 - O Queen Mary (Califórnia)

O RMS Queen Mary é um transatlântico que navegou o Oceano Atlântico Norte de 1936 à 1967 pela Cunard Line (depois Cunard White Star Line). O Queen Mary foi adquirido pela cidade de Long Beach, Califórnia, em 1967, e transformado em um hotel. A área mais assombrada do navio é a casa de máquinas, onde um marinheiro de 17 anos foi esmagado até a morte tentando escapar de um incêndio. Batidas e pancadas nos canos ao redor da porta já foram ouvidas e gravadas por várias pessoas. No que é conhecido como a área da recepção do hotel, visitantes têm visto o fantasma de uma “dama de branco”. Fantamas de crianças são ditos que assombram a área ao redor da piscina.
17 - Sanatório de Waverly Hills (Kentucky)


O Sanatório Waverly Hills, localizado em Louisville, Kentucky, abriu em 1910 como um hospital de dois andares para acomodar de 40 a 50 pacientes tuberculosos. Ele ficou popular na televisão por ser um dos hospitais mais “assombrados” da parte leste dos Estados Unidos, tendo aparecido em vários canais internacionais. Os investigadores paranormais que já se aventuraram em Waverly relataram um grande número de fenômenos paranormais estranhos, incluindo vozes de origem desconhecida, lugares frios isolados e sombras inexplicáveis. Gritos foram ouvidos ecoando em seus agora abandonados corredores e aparições fugazes foram encontradas.

16 - A Torre de Londres (Londres)

O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade A Torre de Londres, mais comumente conhecida como a Torre de Londres (e historicamente simplicado para A Torre) é um monumento histórico na área central de Londres, Inglaterra, na margem norte do rio Thames. Talvez o mais conhecido residente fantasma é o espírito de Ana Bolena, uma das esposas de Henrique VIII, que também foi decapitada na Torre em 1536. O seu fantasma já foi visto em várias ocasiões, algumas vezes carregando a sua cabeça, na Torre Green e na Torre Chapel Royal.

15 - Penitenciária Eastern State (Filadélfia)


Projetada por John Haviland e aberta em 1829, a Eastern State é considerada a primeira verdadeira penitenciária do mundo. O seu sistema revolucionário de encarceramento, apelidado de “Sistema da Pensilvânia”, originou e encorajou o confinamento em solitária como uma forma de reabilitação. Em 1 de Junho de 2007, um programa de televisão chamado “Most Haunted” (algo como “Os Mais Assombrados”) foi ao vivo na penitenciária. Parte do grupo foi à cela dos Al Capone. Duas pessoas desmaiaram enquanto “investigavam” a prisão. Um membro da equipe, Yvette, afirmou que “este é o lugar mais maligno que já estive.” Eles alegaram ter tido contato com espíritos, mas não havia nenhuma evidência concreta de que suas alegações eram legítimas.

14 - A Fazenda de Murta (Louisiana)

A Fazenda de Murta foi construída em 1796 pelo general David Bradford e chamada de Laurel Grove. Exaltada como uma “das casas Americanas mais assombradas”, a fazenda é supostamente lar de pelo menos 12 fantasmas. É freqüentemente relatado que 10 assassinatos aconteceram na casa, mas os registros históricos apenas indicam o assassinato de William Winter. Possivelmente o mais conhecido dos supostos fantasmas de Murta, Chloe (algumas vezes Cleo), de acordo com os relatos, era uma escrava que pertencia a Clark e Sara Woodruff. De acordo com uma história, Clark Woodruff pressionou ou forçou Chloe a ser sua amante. Chloe e Clark foram flagrados por Sara Woodruff, e Chloe passou a ouvir pelos buracos de fechadura, tentando saber o que aconteceu com ela.

13 - O Hall de Raynham (Norfolk, Inglaterra)



O hall de Raynham é uma casa de campo em Norfolk, Inglaterra. Por 300 anos ele tem sido a moradia da família Townshend. O hall deu seu nome à área, conhecida como Raynham Leste, e diz-se que é assombrada, concedendo ao local o destaque de ter originado a foto possivelmente mais famosa de um fantasma de todos os tempos, a famosa Dama Marrom descendo as escadas. Entretanto, o fantasma não foi mais relatado desde que a foto foi tirada. O seu mais famoso morador foi Charles Townshend, segundo Visconde Townshend (1674-1738), líder na Câmara dos Lordes.

12 - A Casa Whaley (Califórnia)


A autora deTraci Regula relata suas experiências com a casa: “Ao longo dos anos, enquanto jantava do outro lado da rua no Old Town Mexican Café, eu me acostumei a reparar que as persianas das janelas do segundo andar (da Casa Whaley) algumas vezes se abriam enquanto estávamos comendo o jantar, muito depois da casa já estar fechada. Em uma visita recente, eu pude sentir a energia em vários pontos da casa, principalmente na sala de audiências, onde eu também senti o cheiro fraco de um cigarro, supostamente o cartão de visitas de Whaley. No corredor, eu senti cheiro de perfume, inicialmente atribuído à jovem que estava como docente, mas depois, com umas fungadas secretas em sua direção enquanto falava com ela sobre a casa, descobri que a moça não tinha cheiro algum.”

11 - A Paróquia de Borley (Essex, Inglaterra)
NÃO TEM IMAGEM
A assombração da paróquia de Borley durante os anos de 1920 e 1930, é indiscutivelmente uma das mais famosas da Grã-Bretanha, e também uma das mais controversas. A riqueza dos avistamentos e experiências de testemunhas independentes, sugerem que apesar de muito do fenômeno poder ser explicado de maneira racional, uma porcentagem permanece que, ainda nos dias de hoje, pode ser considerada como inexplicável.

10 - O quartel de Babenhausen



No quartel alemão de Babenhausen (hoje um museu), os fantasmas de soldados alemães, alguns com uniformes da época da Segunda Guerra Mundial, tem sido avistados. Diz-se que luzes se apagam sozinhas e vozes são ouvidas no porão. Alega-se que passos e comandos são ouvidos à noite, supostamente sem causa física. Diz a lenda que se acontecer de um soldado visitar o museu e tirar o telefone do gancho, uma mulher poderá ser ouvida algumas vezes, falando de trás pra frente, de maneira ininteligível, nem em alemão nem inglês. A cidade foi o local onde aconteceu a queima de uma bruxa numa estaca, no século 19, e diz-se que seu fantasma já seduziu, e depois matou, vários soldados alemães desde então. A foto acima é de dois soldados americanos no quartel, em 1974.


9 - A ponte que grita



A estrada Maud Hughes está localizada em Liberty Township, Ohio. Ela tem sido o local de muitos acidentes terríveis e suicídios. A estrada de ferro está a 7,62 metros abaixo da ponte, e pelo menos 36 pessoas foram relatadas mortas na ou ao redor da Ponte da estrada Maud Hughes. Figuras fantasmagóricas, névoas e luzes já foram vistas, assim como figuras negras encapuzadas e um trem fantasma. Diz a lenda que um carro com um homem e uma mulher enguiçou em cima da ponte. O homem saiu para buscar ajuda , enquanto a garota ficou. Quando o homem retornou, a garota estava pendurada na ponte, em cima dos trilhos. O homem então morreu de causas inexplicáveis. Até hoje, muitas pessoas têm relatado ouvir conversas de fantasmas, então um grito de mulher seguido do de um homem. Outra história diz que certa vez uma mulher jogou seu bebê da ponte e depois se enforcou.

8 - Avenida Ocean, 112


Esta casa já é familiar para quem adora filmes de terror. É a casa na qual o filme (e livro) “Horror em Amityville” foi baseado. A casa é uma construção de 6 quartos, em estilo holandês, construída em 1924. O detalhe mais conhecido da casa era, no passado, o seu par de janelas em formato de 1/4 de círculo, localizadas no sótão (terceiro andar), que davam uma aparência estranha, como se a casa tivesse “olhos”.


7 - Tribunal do Condado de Pickens




O tribunal do Condado de Pickens em Carrollton, Alabama, é um tribunal no oeste do Alabama famoso por uma imagem fantasmagórica que pode ser vista em uma de suas janelas. É dito que a imagem é o rosto de Henry Wells, que, diz a lenda, foi falsamente acusado de ter queimado o tribunal anterior, e linchado em uma noite de tempestade, em 1878. A imagem na janela é facilmente vista, apesar de que só parece mais com uma face de alguns ângulos do que de outros. É dito que a imagem só pode ser vista do lado de fora do tribunal, de dentro a vidraça aparenta ser uma vidraça de janela normal. Desde que a foto acima foi tirada, a cidade de Carrollton colocou uma placa de rua refletiva com uma flecha apontando para o vidro onde a imagem aparece. Há também binóculos permanentes apontando para a janela do outro lado da rua, para que as pessoas possam ver a face mais de perto.

6 - Estrada de Balete



A estrada de Balete é uma rua localizada em New Manila, cidade de Quezon, Filipinas. É conhecida por aparições de uma mulher de branco e por casas assombradas que foram construídas durante a Era Espanhola (anos de 1800). New Manila possui uma abundância de árvores baletes, que, de acordo com a lenda, é o local favorito para espíritos errantes e outros seres paranormais. Especialistas no paranormal acreditam que a mulher de branco foi estuprada por soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Testemunhas da mulher de branco, advertem os motoristas para evitar a rua durante a noite, especialmente se estiverem sozinhos. Se é necessário viajar por essa rota, eles avisam para que deixe o banco de trás totalmente ocupado, e que ninguém olhe para trás ou nos espelhos. A aparição veste um vestido de noite, tem cabelo comprido e não tem face, se tem, está coberta de sangue.


5 - Rosenheim, Bavária


Mais conhecido como o Poltergeist de Rosenheim, essa infestação de atividades bizarras é uma das mais conhecidas da Alemanha. Em 1967, estranhos fenômenos começaram a ocorrer no escritório do advogado Sigmund Adam. Telefones tocavam mas não havia ninguém do outro lado da linha, fotocopiadoras cuspiam suas tintas, gavetas se abriam sem serem tocadas. Um jornal alemão instalou equipamentos para monitorar os telefones e em 3 meses eles gravaram mais de 600 chamadas para o número que informa a hora certa - a despeito do fato de todos os telefones estarem desplugados. Em um único período de 15 minutos, 46 chamadas foram gravadas - um número que parecia impossível levando-se em conta o mecanismo de discagem da época. Em outubro de 1967, todas as lâmpadas do prédio se apagaram com um enorme estrondo. Depois de instalarem câmeras e gravadores de voz, os investigadores puderam descobrir que os eventos somente aconteciam quando a jovem de 19 anos Annemarie Schneider (uma secretária recém-empregada) estava presente. Foi alegado que um lustre se desviava violentamente se a senhorita Schneider andasse por baixo dele, e as luzes piscavam sempre que ela entrava no escritório. Quando Schneider saiu de férias os eventos pararam. Quando retornou, a atividade poltergeist retornou. Schneider foi demitida e os problemas nunca mais voltaram a acontecer. Na figura acima Schneider está embaixo das luzes que foram vistas se desviando.

4 - Bélmez de la Moraleda


Uma casa de uma rua em Bélmez de la Moraleda, Espanha, recentemente ficou muito famosa graças a rostos misteriosos que começaram a aparecer no chão. A estrada Real 5 se tornou uma atração popular para turistas de fantasmas, já que as faces aparecem freqüentemente, e podem ser facilmente fotografadas. As aparições em Bélmez começaram em 23 de Agosto de 1971, quando María Gómez Cámara viu um rosto aparecer no piso de cimento da cozinha. Seu marido pegou uma picareta e destruiu o rosto. Logo, outra face apareceu. Uma escavação, feita abaixo do local da casa, revelou restos humanos, que foram removidos. A imagem acima é um dos rostos.

3 - Cemitério de Union



O cemitério de Union, em Easton, Connecticut, não é somente o cemitério mais assombrado de Connecticut, é considerado por muitos como o cemitério mais assombrado dos Estados Unidos. O fantasma mais famoso de lá é a Dama de Branco. Inúmeras fotografias foram tiradas dela, e ela até foi filmada. Ela tem um cabelo comprido e escuro e usa um boné e um vestido de noite. Ela freqüentemente aparece na rodovia junto à rota 59, e às vezes rota 111, onde ela é comumente “atropelada” pelos veículos que passam. Em uma ocasião em 1993, um bombeiro estava dirigindo pela rua quando atingiu a “dama” - ele ouviu um baque e um amassado ficou em seu veículo. Quando a mulher apareceu na frente de seu carro ele também viu um fazendeiro com um chapéu de palha sentado atrás dele no carro. O cemitério é trancado à noite e freqüentemente é patrulhado pela polícia. A imagem acima é uma das muitas que se pode encontrar na internet.

2 - Pluckley



Pluckley é uma pequena vila em Kent, Inglaterra, que se acredita ser a vila mais assombrada da Inglaterra. Em adição aos 12 (alguns dizem 13 ou 14) fantasmas de Pluckey, a vila também é famosa pelo programa de televisão “The Darling Buds of May” que foi filmado lá. Dos fantasmas que você pode ver ali, o mais espetacular é o ladrão de estradas e a carruagem e cavalos avistados perto da prefeitura, o fantasma de uma cigana queimada até a morte durante o sono, dois corpos enforcados, um monge fantasma, três damas de classe alta, e talvez o mais assustador de todos, os Bosques que Gritam. Os Bosques que Gritam é uma área fora da cidade assombrada pelos fantasmas de várias pessoas que se perderam por lá. Os seus gritos podem ser ouvidos vindos de dentro da floresta à noite.

1- Praça Berkeley, 50


Esta área residencial de Londres, muito conhecida pela música “A Nightingale Sang in Berkeley Square”, é também o lar da casa mais assombrada de Londres! O número 50 da praça Berkeley é o lar de um grande número de fantasmas, o mais antigo deles, o de uma menina assassinada nos anos 1700 por um criado sádico. Ela é freqüentemente vista no último andar chorando e torcendo as próprias mãos em desespero. Outra mulher, tentando escapar de seu tio caiu de uma janela - o seu fantasma é muitas vezes visto pendurado em um peitoril da janela. Enquanto a casa esteve vazia nos anos 1870, os vizinhos ouviam numerosos gritos e gemidos oriundos da casa. Eles também ouviam móveis se movendo, campainhas tocando, e janelas batendo. Anos depois a casa foi ocupada por um Sr. Dupre, que trancava seu irmão louco em um quarto no último andar. Ele alimentava o irmão insano por uma abertura especial na porta. Este é o quarto que se diz ser o centro da assombração. Atualmente a casa abriga uma livraria - estranhas ocorrências foram observadas por todos os funcionários da loja. O último andar é mantido trancado o tempo todo e ninguém tem permissão para entrar nele.

Esses são os locais assombrados, o que mais eu me surpreendi foi A Casa Branca, h3h3 tadinho do Obama h3h3 deve ver muita assombrações huhsuahsuhsuha

COMENTEM.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por ingryd_123 em Sab 10 Dez 2011, 17:39

nossa:shock:
avatar
ingryd_123

Número de Mensagens : 679
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 10/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Seg 12 Dez 2011, 05:48

comentem :BAWWW:

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Rosy em Seg 12 Dez 2011, 11:57

Muito legal, adorei! Me impressionei com todos. A Estrada de Balete e a casa de Horror em Amytville foram, para mim, as mais impressionantes. Excelente trabalho, meninota.
avatar
Rosy

Número de Mensagens : 1468
Idade : 19
Localização : SLZ
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 08/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Seg 12 Dez 2011, 12:32

vlw Rosy e Ingrid ;b

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por vinicius em Seg 12 Dez 2011, 13:36

quero ficar 1 més em cada 1
avatar
vinicius
Moderador

Número de Mensagens : 564
Idade : 18
Localização : Profundezas Do Inferno
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 18/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Seg 12 Dez 2011, 17:12

fica na casa branca conversando om o Obama. Vlw pelo coment

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por camila dcwf em Seg 12 Dez 2011, 19:30

o.O omg quero ir em tds!!!
avatar
camila dcwf
Notícias

Número de Mensagens : 361
Idade : 19
Localização : vale do açucar
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 07/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Seg 12 Dez 2011, 19:58

o mais aconselhavel eh a casa branca h3h3

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Monster em Seg 12 Dez 2011, 21:57

quero passar uma semana em cada com meus amigos (inclui vcs junto!)
para as assombrações de rodovia eu alugo um trailer ou ônibus h3h3
avatar
Monster
Moderador Global

Número de Mensagens : 2289
Idade : 18
Localização : Em frente a o PC
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Ter 13 Dez 2011, 12:07

aluga sim h3h3
Eu só pago, não vou h3h3
Me contem se vcs verem algo ;b

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Rosy em Ter 13 Dez 2011, 14:29

Eu quero ir em todos também! E passar uma temporada de um mês na fazenda Murta o.O
avatar
Rosy

Número de Mensagens : 1468
Idade : 19
Localização : SLZ
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 08/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Ter 13 Dez 2011, 15:26

passa com o Vini e a monster passa com a milih h3h3

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Freedy Krueger com Bacon em Qua 14 Dez 2011, 00:54

assustador mesmo é a casa do big brother
brinks Troll Face
eu achei o sanatorio de waverly hills o mais assustador (mesmo estando em 17)
avatar
Freedy Krueger com Bacon

Número de Mensagens : 46
Idade : 24
Localização : Encontre me se for capaz
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 07/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Qua 14 Dez 2011, 02:58

obg Freddy, se der, gostaria de pedir um bacon pra viagem ;b
Vc ficou me devendo o bacon pra quando eu fosse fazer minha prova e não me deu o bacon :BAWWW: mas msm assim não precisei do bacon h3h3 eu passei de ano msm shauhsuahushauhua

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Monster em Qua 14 Dez 2011, 10:11

Queen Mary D: Cemitério de Union D:

No ônibus vai ter muita comida boa(vai ter uma cela pro Felipe ficar pra não roubar comida!)
Vai ter uma jacuzzi, e os quartos vão ser juntos pq quando eu me borrar de medo quero vcs junto!
avatar
Monster
Moderador Global

Número de Mensagens : 2289
Idade : 18
Localização : Em frente a o PC
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Freedy Krueger com Bacon em Qua 14 Dez 2011, 17:16

taty
foi mal mas eu quase fiquei de recuperação em fisica
precisei comer todo o bacon que dia pra passar
depois de anos descobri que é mais eficiente que estudar kkkkkkkkkkkkk
avatar
Freedy Krueger com Bacon

Número de Mensagens : 46
Idade : 24
Localização : Encontre me se for capaz
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 07/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Bianca Amato em Qua 14 Dez 2011, 18:47

Bacon ajuda a passar de ano? OMG =O
avatar
Bianca Amato

Número de Mensagens : 6412
Idade : 19
Localização : Bh :3
Avisos :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 24/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Convidado em Qui 15 Dez 2011, 12:14

Ajuda sim mel h3h3
Eu passei de ano, mesmo sem bacon, mas de acordo com os cálculos do Freddy ajuda sim ;b
Freddy:
VOCÊ COMEU O BACON !!!?????????????????
COMEU E MASTIGOU O BACON!!!!!!!!!!!!!1????????????????????????????? :mudermonkey:
FREDDYYYYYYYYYYYYYYYYYY VC COMEEEEEEEEU E MASTIGOU TODO O BACON????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VC PRECISA ARRANJAR BACON NO MÁXIMO PRA UMAS 500 PESSOAS OU MAIS PQ VAI SSER EXPOSIÇÃO DE 20 DIAS PODE COMEÇAR A PREPARAR 30000000 BACONS :mudermonkey:

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 20 LUGARES ASSOMBRADOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum