Sem Noção
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mapinguari - Lendas do amazonas

2 participantes

Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Dom 17 Out 2010, 13:17

O Mapinguari é o mais popular dos monstros da Amazônia. Seu domínio estende-se pelo Pará, Amazonas, Acre, vivificado pelo medo de uma população meio nômade que mora nas matas, subindo os rios, acampando nas margens desertas dos grandes lagos e lagoas sem nome.

Caçadores e trabalhadores de todos os ofícios citam o Mapinguari como um verdadeiro demônio do Mal. Não tem utilidades ou vícios cuja satisfação determine aliança momentânea com os religiosos cristãos. Mata sempre, infalivelmente, obstinadamente, quem encontra pela frente. Mata para comer. Descrevem-no como um homem agigantado, negro pelos cabelos longos que recobrem seu corpo como um manto, de mãos compridas, unhas em garra, fome insaciável, ou "canina" como é conhecida uma fome de tamanha envergadura.
Só é vulnerável no umbigo. É crença universal a existência da vulnerabilidade umbilical dos monstros. Indica também que um dia nasceu de outro nascido, que é um ser vivente como todos os outros que habitam a terra, apenas pertencente a uma linhagem pouco compreendida.

Em algumas regiões, também o Lobisomem, pode ser abatido pelo umbigo. O Mapinguari, ao contrário de outras entidades fabulosas, não anda durante a noite. Durante a noite, dorme. O perigo é de dia, a penumbra no meio das florestas fechadas que mal deixam passar a luz do Sol. Na obscuridade dos troncos de muitas formas o Mapinguari se destaca, surge bruscamente, para atacar e ferir. Mas não avança silencioso como seria a lógica. Vem berrando alto, gritos soltos, curtos, horríveis, que deixam suas vítimas atordoadas, sem ação.

De longe os homens ouvem seus apelos terríveis. E fogem, sem olhar para trás. É como se o Mapinguari estivesse desafiando os carajosos para um encontro supremo, face a face. Esses gritos roucos e contínuos explicam os rumores naturais que a floresta produz e não se consegue de forma sensata explicá-los. Assim, sem uma explicação lógica para os muitos e difusos barulhos e murmúrios da densa e misteriosa mata, os homens logo atribuem ao Mapinguari tal repertório sonoro.

Qual seria a origem do Mapinguari? Não parece muito antiga porque seu nome não está presente na lista dos cronistas coloniais. Aparece já nos tempos modernos, mais comumente nas narrativas dos seringueiros, nas lembranças dos récem-vindos da Amazônia. Cronistas famosos como o minucioso Stradelli, ou Tastevin, não registram sua existência nos vocabulários.

Seu físico é quase uma descrição literal do Caapora, assim desenhado por Couto Magalhães [1]: "Um grande homem coberto de pelos negros por todo corpo e cara, montando sempre um grande porco de dimensões exageradas, tristonho, taciturno, e dando vez por outra um grito para impelir a vara."

Essa é a descrição do Caapora, onde o porco é o elemento não concordante com o Mapinguari.

"Eu fiz na semana passado um trabalho na escola sobre as lendas eu falei sobre o mapinguari o mais famoso..
anos atrás acharam um bicho que diziam ser filho de mapinguari ..as pessoas do ibama diziam que ele era um gato sem forma... com um olho na testa... essa lenda são pra vcs....

Resumo:
Mapinguari é um animal fabuloso, semelhante ao homem, mas todo cabeludo.
Os seus grandes pelos o tornam invulnerável à bala de qualquer calibre, exceção da parte do umbigo.
Segundo a lenda é ele um terrível inimigo do homem, a quem devora e despreza. Mas devora apenas a cabeça.
Acreditam alguns índios Tuixauas que se trata da reencarnação viva de um antigo rei de sua etnia, que no passado habitava aquelas regiões
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
essa e a foto do filho de mapinguari aqui em manaus anos atrás isso foi muito falado paela gente acharam duas sereias na praia da lua em manaus[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][b]


Última edição por felipe menandes em Dom 17 Out 2010, 13:46, editado 1 vez(es)
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Dom 17 Out 2010, 13:29

verdadeiras lendas
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Karla Francesca Dom 17 Out 2010, 17:58

Um mão sabia que o amazonas tinha bichos desse jeito Felipe.
Felipe é lenda ou realmente ocorri isso nos tempos de hoje aí?
E se vc tiver fotos das duas sereias posta e me manda um pm que muitas vezes não fico monitorando o tópico por muito tempo.
Seu relato é bem interessante gostei.
Karla Francesca
Karla Francesca

Número de Mensagens : 1214
Idade : 46
Localização : Recife Pernambuco
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue0 / 1000 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Seg 18 Out 2010, 11:08

fotos tem sim mais não sei se tá no google
acharam uma na mata e aoutra sereia na praia da lua....
em manaus existe um portal pra Agartha uma nação que sobreviveu a dilúvio se existe sempre encontramos esses bichos mortos eles são levados para o esqueci o nome e pro ibama.......
a sereia está no museu aqui em manaus
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Seg 18 Out 2010, 11:08

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Seg 18 Out 2010, 12:17

tenho a foto da sereai mais não consigo postar não sei porquê....
a cpu e w. xp
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Seg 18 Out 2010, 12:18

tenho a foto da sereai mais não consigo postar não sei porquê....
a cpu e w. xp
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Karla Francesca Seg 18 Out 2010, 18:06

Felipe pra postar vc tem que pegar a foto da sereia, já salva no seu computador, então vc clica em hospedar imagem e busca no computador, depois clicas em host it. Ai vai abrir uma pagina com o desneho salvo, ai vc pega o link que esta com uma interrogação ?. e anexa em imagem e clica em ok, acabei de fazer um teste e consegue postar, e obrigada por me contar da sereia, beijos.
Karla Francesca
Karla Francesca

Número de Mensagens : 1214
Idade : 46
Localização : Recife Pernambuco
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue0 / 1000 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Ter 19 Out 2010, 12:51

vou tentar não se se a sereia está num museu existe o bosuqe da ciência onde eles levam esses bichos anos atrás acharam um bicho semelhante a um Borco entra no google e escreve sereia na praia da lua se não entra no meu orkut . tem a foto dela [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ...
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Karla Francesca Ter 19 Out 2010, 18:22

Obrigada Felipe, mas meu orkut eu não uso, vou ver do outro jeito, beijos .
Karla Francesca
Karla Francesca

Número de Mensagens : 1214
Idade : 46
Localização : Recife Pernambuco
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue0 / 1000 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Karla Francesca Ter 19 Out 2010, 18:38

Felipe estou a ver no you tub que deposi da pesquiza do gogle, olha estou imprecionada, não sabia que era assim tão humano, eu pensava que era só lenda, obrigada por me dizer como ver. Mas estou assim meia ainda sem jeito, vou chamar minah mãe agora pra ver ela vai ficar imprecionada tambem, beijos felipe.
Karla Francesca
Karla Francesca

Número de Mensagens : 1214
Idade : 46
Localização : Recife Pernambuco
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue0 / 1000 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Qua 20 Out 2010, 12:00

Lendas pra nós daqui da terra das lendas são criaturas manaus é o litoral do mar .....
aqui no amazonas era um grande mar ... de sal...
e dizem que aqui tem um portal pro mundo interior
A nação de atlantica na era antiga já faziam engenharia gênética.....
eles fizeram o Leviatã.......
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Qua 20 Out 2010, 12:00

Lendas pra nós daqui da terra das lendas são criaturas manaus é o litoral do mar .....
aqui no amazonas era um grande mar ... de sal...
e dizem que aqui tem um portal pro mundo interior
A nação de atlantica na era antiga já faziam engenharia gênética.....
eles fizeram o Leviatã.......
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Karla Francesca Qua 20 Out 2010, 19:26

Ta bem coração, realmente ai é a terra das lendas e bem interessante, parabens por suas lendas beijos
Karla Francesca
Karla Francesca

Número de Mensagens : 1214
Idade : 46
Localização : Recife Pernambuco
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue0 / 1000 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 29/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por felipe menandes Qui 21 Out 2010, 12:46

certo
felipe menandes
felipe menandes

Número de Mensagens : 238
Idade : 30
Localização : amazonas
Avisos :
O Mapinguari - Lendas do amazonas Left_bar_bleue100 / 100100 / 100O Mapinguari - Lendas do amazonas Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mapinguari - Lendas do amazonas Empty Re: O Mapinguari - Lendas do amazonas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos